quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Reciclagem

Reciclagem:

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak. A reciclagem das fibras e do plástico/alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado "hidrapulper", semelhante a um liquidificador gigante.



No ano passado, os portugueses colocaram nos ecopontos 239.928 toneladas de embalagens usadas, o que representa um aumento de 14,9% em relação a 2005, informou a Sociedade Ponto Verde.
O vidro continua a ser o material mais recolhido, com 133.129 toneladas, o que corresponde a um crescimento de 10,3%.
A seguir ao vidro surge o papel e o cartão, com 69.743 toneladas (aumento de 23%) e o plástico, com um aumento de 27% (com mais 4292 toneladas do que em 2005).
Segundo o comunicado da Sociedade Ponto Verde, “a madeira foi o material que mais cresceu (52%) face ao ano de 2005”. No total foram recolhidas cerca de 2000 toneladas.
Em 2006 foram retomadas 130 mil toneladas de embalagens provenientes da indústria, comércio e serviços, no âmbito do modelo de gestão Extra Urbano. Este entrou em funcionamento em Abril do ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário