quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Água!

                      A Importancia da água:



IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA NOSSA VIDA

Cerca de 70 % do corpo humano é formado por água. Perdemos por dia em condições normais:

Respiração (durante a expiração) - 0,4 litro
Urina - 1,2 litros

Transpiração - 0,6 litro


Assim precisamos de repor, por dia cerca de 2 litros e meio de água. Podemos beber água, 1,5 litros, ou Ingerir alimentos, 1 litro


A maioria dos pesquisadores concorda que a ingestão de água pura é um dos mais importantes factores para a conservação da saúde, prevenção das doenças e protecção do organismo contra o envelhecimento. Não é para menos: cerca de 10 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças transmitidas pela água.


O CICLO HIDROLÓGICO:



A água tem 3 estados: Liquido, Sólido E Gasoso!
Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza.


A existência da água em vários estados permite a existência da erosão da superfície terrestre (A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela acção do gelo). Não fossem as forças provenientes da crosta terrestre, que agem no sentido de criar montanhas, hoje a Terra seria um planeta uniformemente recoberto por uma camada de 3 km de água salgada.

No seu incansável movimento na atmosfera e nas camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorrer desde o mais simples até o mais complexo dos caminhos.

Quando uma chuva cai, uma parte da água infiltra-se através dos espaços que encontra no solo e nas rochas. Esta água vai se infiltrando até não encontrar mais espaços.
A água da chuva que não se infiltra, escorre sobre a superfície em direcção às áreas mais baixas, indo aumentar o caudal dos riachos, rios, mares, oceanos e lagos.

Em regiões suficientemente frias, como nas grandes altitudes e calotas polares, esta água pode se acumular na forma de gelo, onde poderá ficar imobilizada por milhões de anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário