quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bem Vindos


ANIMAIS


Animais ameaçados:




                                                              


Lince Europeu


NOME CIENTÍFICO: Felis lynx
NOME EM INGLÊS: Lynx

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
Diz-se que uma pessoa tem olhos de lince quando sua visão é excepcional. Essa expressão, porém, não tem nada a ver com o animal. É originária de linceu, um herói da mitologia grega. Linceu era piloto branco onde viajavam os Argonautas em busca do Tosão de Ouro. Segundo a lenda, linceu tinha uma visão formidável. No lince, porém, o sentido mais desenvolvido é a audição.
O lince foi abundante na Europa. Mas matava tantos carneiros que foi caçado quase até a extinção. Na América existem o lince canadense e o lince vermelho dos Estado Unidos e México.
















 
O lince parece um grande gato de cor de ferrugem, com tufos de pêlos nas orelhas e na cauda curta, escondido entre os rochedos ou atrás de troncos, ele espreita suas vítimas: pequenos animais, perus selvagens e lebres. E salta sobre elas de surpresa, mordendo-as na espinha. Come somente carne fresca e abandona o que não podo comer. Os filhotes nascem entre fevereiro e junho, em cavernas ou grutas.
Enquanto são pequenos, não se afastam mais de 2 Km da sua toca. Caçam acompanhados pela sua mãe, depois dos três meses de idade. Geralmente a fêmea volta à mesma caverna para dar à luz outra ninhada.

1 m
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:

Altura: 50 cm
Peso: 38 Kg
Período de gestação: 62 a 74 dias
1 gestação por ano
1 a 4 filhotes por ninhada
tempo de vida: 18 anos